quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Comunidade escolar se mobiliza para comemorar a Consciência Negra


No dia 18 de novembro aconteceram apresentações no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Cornélio Procópio em comemoração à Semana da Consciência Negra. Teve roda de conversa, leitura com a aluna Alice, que leu a letra de uma música da cantora Bia Ferreira chamada Cota não é esmola e Palestra com o professor Breno Neto sobre racismo e preconceito. Segundo o palestrante é muito importante falar sobre isso, porque mesmo nos dias atuais ainda existe muito racismo e preconceito. É necessário conscientizar as pessoas que todos são iguais e que a cor da pele não faz diferença.
Também teve comida típica Galinha à Africana na qual todos os participantes foram convidados.
No dia 20 de novembro teve Relato de Experiência de um aluno intercambista da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Grace Mutombo, natural da República Democrática do Congo que explicou que eles e outros amigos sofreram preconceitos quando estiveram em Curitiba. Ele falou sobre a evolução humana e o papel dos africanos que a história não contempla e um pouco da sua história.
Teve também Batalha de Rimas do conhecimento com a temática da Cultura Afro Brasileira e Africana, Oficina de penteados Afro, Oficina de Turbantes, Oficina de Jogos e Brincadeiras: Peteca e Trançados Indígenas, Oficina de Jogos Matemáticos de Origem Africana, Oficina de Bonecas Abayomi, Exposição do Mural da escritora Conceição Evaristo, Exposição de Mural Tabuleiro da Baiana e o Prato Típico Cuscuz.
No dia 21 de novembro houve a Exposição de telas Declamação de Poesia, a peça Teatral “Xadrez das Cores”, Apresentação de Dança de Capoeira com o grupo Grupo Negras Raízes,e um Prato Típico Feijoada.
A comida que foi servida teve grande apreciação dos participantes bem como as apresentações que foram muito bem feitas. Toda equipe estudantil, professores e equipe gestora do estabelecimento que organizou o evento merece o reconhecimento pelo trabalho feito.

Cláudia Andrade da Silva de Paulo – Aluna de Língua Portuguesa
CEEBJA de Cornélio Procópio – Paraná
Helena Aparecida Batista do Nascimento – Professora de Língua Portuguesa
CEEBJA de Cornélio Procópio - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade escolar se mobiliza para comemorar a Consciência Negra

No dia 18 de novembro aconteceram apresentações no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Cornélio Procóp...