quarta-feira, 27 de novembro de 2019

CEEBJA desenvolve, no mês novembro, atividades relacionadas ao dia da consciência negra



As atividades relacionadas ao tema da consciência Negra deram início no último dia 4 do mês com um cinema ao ar livre, onde os alunos puderam assistir ao filme Uma estrela além do tempo. Nesse filme é abordado de que forma os negros eram descriminados na NASA, principalmente as mulheres, porém as personagens do filme, cientistas que lá trabalhavam com muita garra e superação quebraram muitas barreiras.
A atitude da direção da escola em fazer algo inédito recebeu vários elogios do Núcleo de Educação e também dos demais participantes, pois além do CEEBJA, nesse dia foram convidados mais cinco escolas sendo algumas municipais e outras estaduais.
Segundo a direção foi atingido um público estimado de 600 pessoas que foram acolhidos com pipoca e algodão doce oferecidos pelas escolas participantes, totalmente gratuito.
Para a realização desse evento a direção do CEEBJA teve o apoio da Prefeitura Municipal cedendo os equipamentos e a colaboração do senhor Coruja para a projeção do filme e demais assessores.
Dando sequência à programação, no dia 18 houve uma roda de conversa na qual teve a aluna Alice, do Coletivo de Português, declamando o rap Cota não é esmola que retrata a realidade que vivem muitos negros sofrendo com a discriminação e desigualdade social.
No mesmo dia tivemos o Professor e historiador Breno Neto que veio aprofundar ainda mais sobre a questão racial. Ele levantou números científicos de quanto o negro é discriminado, tanto no trabalho quanto na escola e no meio social. Mas apesar das dificuldades ele ali, nessa roda de conversa, pode apontar caminhos e pessoas que superaram tudo isso.
No dia 20 foi proferida uma palestra por Grace Mutombo, aluno intercambista da República Democrática do Congo. Grace estuda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e os assuntos abordados nesse dia foram a origem do homem e a sua evolução. Ele falou um pouco da sua historia e como veio parar no Brasil. Os alunos puderam interagir com o palestrante e saber um pouco da cultura do seu pais.
Algo que despertou a curiosidade dos participantes foi quando ele falou que antigamente o Brasil era conhecido como o pais do futebol, o Brasil do Pelé, mas depois da era Lula eles de fato puderam conhecer o Brasil e suas riquezas.
Nesse mesmos dia teve a Batalha de Rimas, exposição de quadros de autores famosos ligado à cultura afro e um delicioso cuscuz, comida tipica africana.
Com esses conteúdos os alunos saíram satisfeitos e cada vez mais conscientes de que a luta dos negros não é só no dia 20 de novembro, mas sim todos os dias. O recado também das atividades realizadas na semana é que juntos poderemos mudar essa triste realidade.


Claudiomiro Oliveira de Souza – Aluno de Língua Portuguesa
CEEBJA de Cornélio Procópio - Paraná
Helena Aparecida Batista do Nascimento – Professora de Língua Portuguesa
CEEBJA de Cornélio Procópio - Paraná

Um comentário:

  1. Noite cultural com cinema, pipoca e muito carinho da equipe pedagógica foi muito prazerosa. Parabéns pela iniciativa dentro da nossa escola pública.

    ResponderExcluir

Comunidade escolar se mobiliza para comemorar a Consciência Negra

No dia 18 de novembro aconteceram apresentações no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Cornélio Procóp...